Educação para a Vida

Fale com a gente

• Notícia

Obesidade infantil: quem vai a pé para a escola está menos propenso que quem pratica esportes diariamente

A prática de atividades físicas é fundamental na infância. Mas isso não quer dizer que você deve inscrever seu filho no judô, no futebol, no balé ou na natação. Segundo pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, o importante mesmo é se exercitar. E isso inclui, por exemplo, uma boa caminhada diária.

Depois de analisar 2 mil alunos em idade primária de Londres – de diferentes origens étnicas e socioeconômicas -, os cientistas chegaram à conclusão de que as crianças que costumam ir a pé ou de bicicleta para a escola têm menos probabilidade de estarem acima do peso ou obesas do que aquelas que vão de carro ou transporte público.

O novo estudo, publicado pela revista BMC Public Health, é o primeiro a avaliar o impacto da atividade física sobre os níveis de sobrepeso e obesidade infantil relacionando, simultaneamente, dois dos principais tipos de atividade física extracurricular: deslocamento diário para a escola e freqüência de participação no esporte.

Vamos caminhar crianças!!