Educação para a Vida

Fale com a gente

• Notícia

A importância da robótica na aprendizagem escolar.

Cada vez mais os recursos tecnológicos estão presentes no nosso dia a dia e ter os conhecimentos para se ambientar adequadamente a esta realidade faz toda diferença, principalmente para as crianças, no período escolar, onde já se encontram em processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências que ajudam na formação educacional, social e cidadã.

robótica é um dos segmentos da tecnologia que também vem crescendo bastante nos últimos tempos, e com avanços significativos para diversas áreas, atendendo desde a indústria facilitando a realização de atividades até na medicina, promovendo inúmeros benefícios e facilidades no tratamento de diversas doenças.

Analisando este cenário onde a máquina e o homem estão cada vez mais próximos, educar aqueles que serão o futuro é essencial. E a introdução desta temática na educação básica é essencial para que a mesma ocorra de forma sadia e produtiva. Além disso, o conhecimento na área de robótica nas escolas de educação básica, possibilita aos alunos uma série de benefícios em sua jornada educacional, como por exemplo, maior agilidade, concentração e socialização.

Benefícios dos laboratórios de robótica nas escolas
Estas atividades promovem melhorias tanto na rotina de estudos, quanto para vida de modo geral, pois há habilidades que serão essenciais em toda trajetória humana. As aulas de robótica estimulam a coordenação motora, ao ter que manipular as peças de forma estratégica. A Robótica também trabalha o raciocínio lógico, a fim de despertar no aluno a encontrar soluções para problemas, que pode ser feito em grupo, o que promove também maior interatividade e capacidade de trabalhar em equipe, uma habilidade crucial nos tempos atuais. O uso da tecnologia nas escolas estimula a criatividade, a organização e autonomia dos educandos também são estimuladas e desenvolvidas.
As aulas permitem ainda a conciliação dos conteúdos teóricos e práticos, onde um depende ativamente do outro para que o objetivo seja atingido – a montagem do robô-, para atender uma determinada demanda. No caso das instituições que promovem competições científicas, torna o processo de estudos e pesquisas ainda mais enriquecedor, inserindo também, na rotina dos alunos desde cedo conceitos de elaboração de pesquisas científicas, onde os resultados são a inserção de profissionais capacitados e que serão muito mais proativos devido aos estímulos que obtiveram na primeira infância, etapa de fundamental importância para o desenvolvimento dos sujeitos. E como consequência, a tendência é obter ainda mais recursos tecnológicos que atuam à favor da sociedade, solucionando questões diversas e facilitando a rotina.

Bolsas de estudo para Educação Básica

Aqui no Educa Mais Brasil diversas escolas já estão atentas a isso, e contam com o laboratório de robótica em suas instalações a fim de dispor de um ensino atualizado e de qualidade. Garanta para seu filho (a) a oportunidade de estudar nas melhores escolas do país e ainda aproveitando os descontos nas mensalidades que são de até 50%, válidos por toda formação dos pequenos. Confira as instituições parceiras do Educa Mais Brasil, com certeza tem uma bem pertinho de você. O Educa Mais Brasil atua mais de 18 anos com bolsas de estudo contribuindo para que cada vez mais pessoas tenham acesso à uma educação de qualidade com preços acessíveis.

Fonte: E+B Educação | Roberta Oliveira